terça-feira, agosto 08, 2006

Perdoai-lhes Vasco da Gama, eles não sabem o que dizem...

"Não" foi a resposta que uma indiana residente no nosso país obteve do tribunal após solicitar a nacionaliodade portuguesa.
Ao que consta, qualquer cidadão com a mesma pretensão terá de comprovar a sua ligação ao país, respondendo a um autêntico interrogatório do qual fazem parte perguntas como: "Qual o nome do actual primeiro ministro português?"; "quem foi o nosso primeiro rei?"; "quem foi Camões?"; "em que ano foi descoberto o caminho marítimo para a Índia?" e "sabe o hino nacional?". Assim, somente que se revelar um verdadeiro "expert" em matéria de portugalidade e souber responder correctamente a todas a perguntas, poderá ver satisfeito o seu desejo.
Embora tenha consciência de que há muita gente em desacordo com esta situação, concordo inteiramente que se proceda deste modo, já que considero que para ser verdadeiramente português, não basta apenas que o Bilhete de Identidade o comprove. Ser português é muito mais que isso! Não deixa, no entanto, de ser lamentável que estes critérios não se apliquem a todos, já que acredito que se assim fosse, Deco não seria certamente português, mas enfim...
dizia ainda a senhora em questão que na lei portuguesa deveria fazer-se prever este "exame", ponto de vista com o qual também me vejo obrigada a concordar.
como boa televisão que se preze, a SIC, entidade que divulgou a notícia, que todos os portugueses "de gema" sabem responder às questões colocadas, e saiu à rua a fim de inquirir alguns cidadãos.
Como seria de esperar (infelizmente), as respostas dadas apresentaram-se de uma deprimência tal, capaz até de fazer D. Afonso Henriques ressuscitar e voltar a morrer de desgosto!
Se o nome de José Sócrates e Cavaco Silva a grande maioria se mostrou capaz de indicar, Camões passou a ser um rei português, assim como D. João terá sido o nosso primeiro monarca. Já Vasco da Gama nem chegou a ser referido, cedendo o seu feito a D. Afonso Henriques, Infante D. Henrique ou até (imagine-se) Egas Moniz. "E em que ano as caravelas portuguesas chegaram pela primeira vez à Índia?" os que arriscam a responder atrasam sempre a "coisa" para 1500, embora talvez seja esta a pergunta mais difícil deste reportório, e a única a que, a meu ver, a resposta "não sei" seja tolerável.
No que ao Hino Nacional diz respeito, o balanço é exactamente o mesmo: medíocre!
Fiquei mesmo muito deprimida após a visualização da reportagem, arriscaria mesmo "chocada". Sem querer parecer demasiado arrogante, posso afirmar que seria capaz de responder a todas as perguntas sem necessitar de reflectir muito. E não, não tenho a inteligência de Einstein (infelizmente) nem um mestrado em História de Portugal. Não passo de uma mera adolescente de 15 anos com pouco mais que a escolaridade obrigatória.
É muito simples! Trata-se de cultura geral meus amigos! o que me interessa a mim saber que o FCP ganhou o campeonato nacional de futebol ou que a Lili Caneças fez mais uma plástica se nem sei quem foi o primeiro rei de Portugal?
E o mais caricato é que estas pessoas ainda reclamam e subestimam o país que têm. Meus caros, tudo isto só vem provar o que defendo há já algum tempo: o país até é bom, o problema é que é um pouco mal frequentado.
Se Portugal se pudesse queixar, esse sim teria legitimidade para reclamar dos seres que lhe "saíram na rifa". Haja paciência...!

1 comentário:

Anónimo disse...

OI.
Parabéns, o texto está espectacular, parece o de uma verdadeiora jornalista...
Olha que não tens a inteligência de Einstein, mas eu acho que ninguém tem dúvidas que és muito inteligente.

Relativamente ao conteúdo, acho que isto não se trata de inteligência mas sim de algo básico que as pessoas têm obrigação de saber (principalmente o hino)
Relativamente ás descobertas acho mais tolerante as pessoas terem dúvidas. Mas confundir Vasco da Gama com D. Afonso Henriques e com Egas Moniz é demais, poupem-me...

Bjokas
Diana Canelhas

P.S. Tens razão: a quem é que interessa se o fcp é campeão?! Lol