sexta-feira, novembro 03, 2006

"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"

Fazer menção às "7 maravilhas do mundo" ou atribuir o 8º posto desta lista a qualquer outro monumento ou arte já se tornou quase lugar comum no nosso quotidiano. No entanto, ao que parece estamos todos bastantes desactualizados no que a este assunto diz respeito, já que da velha lista elaborada no sec. III a.C., apenas as Pirâmides de Gize podem ainda ser vistas nos dias que correm.
Assim, e para colmatar esta grande brecha que assombrava a humanidade, uma associação suíça sem fins lucrativos designada "New7Wonders", achou por bem promover a reformulação da velha lista, nomeando 21 monumentos dos quatro cantos do mundo, nos quais o público poderá votar via telefone ou Internet.
Desta selecção fazem parte, entre outros, a Torre Eiffel, o Corcovado e o Coliseu de Roma, e no dia 7 de Julho do próximo ano o globo ficará a conhecer as suas "novas" 7 maravilhas, revelação essa que terá lugar (e é esta a parte mais interessante da notícia) em Lisboa.

Ora, após analisar ao pormenor a lista das 21 hipóteses de votação, verifiquei que não há qualquer monumento português na corrida, o que sinceramente me deixa um pouco frustrada. Embora não me possa pronunciar com a máxima neutralidade, penso que não seria de todo descabido incluir neste lote de monumentos o Mosteiro dos Jerónimos ou até mesmo a Torre de Belém. Comparativamente ao indiano Taj Mahal ou ao Coliseu de Roma talvez os nossos edifícios deixassem um pouco a desejar. Mas se tivermos em conta que estão também nomeados a Estátua da liberdade e o Corcovado, talvez possamos concluir que mais uma vez a influência política pesou na decisão.

No entanto, este não foi o ponto que mais me indignou. Por mais que tente, não consigo entender por que razão, numa altura em que o mundo é cada vez mais injusto e desigual, uma associação suiça não se preocupa em mais nada a não ser...os sete monumentos mais belos que o mundo conhece.
Será que a humanidade não tem mais nada com que se preocupar? É lamentável, mas talvez seja uma boa estratégia: enquanto visitamos a página de web desta associação e nos preocupamos em votar em consciência, mantemo-nos alheados do que realmente assombra o planeta.
Mas será que o mundo ainda possui algo de belo? Não serão a miséria, a pobreza, a fome e todos os outros problemas sociais capazes de suplantar a pequena réstia de beleza que o mundo ainda possa possuir?
Esta iniciativa é só mais uma prova do quão mesquinhos e egoístas nos estamos a tornar, quando vivemos paredes-meias com a injustiça e continuamos a "comer e calar"!

Sem comentários: