quinta-feira, junho 08, 2006

Amizade

Para a Diana, a Ana e a Mariana

Diz-nos a ciência e também a História que o Homem tem experimentado um processo de evolução desde a Pré-história até aos dias de hoje e é o único ser à face da Terra dotado de razão. Não é necessário ter uma licenciatura para saber isto, pois já se tornaram lugares comuns. As dúvidas que coloco hoje são:
Analisando todas as situações que atravessamos no dia-a-dia, poderemos afirmar que o Homem coloca em exercício o seu raciocínio?
Que evoluçaõ é esta que apenas se deu a nível morfológico e não ao nível intelectual?

Poderá parecer confuso e talvez ainda não tenha exprimido na exactidão o ponto a que me proponho chegar, mas a verdade é que vezes sem conta me tenho apercebido o quanto o ser humano é egoísta, insensível, calculista ao ponto de se aproximar os seus semelhantes a fim de levar a cabo uma estratégia por ele previamente delineada; é hipócrita ao ponto de manter amizades que de tal apenas possuem a designação, é invejoso ao ponto de fazer de tudo para tentar aniquilar os seu pares que naturalmente se evidenciam, fazendo da falsidade, da competição e da inveja a sua filosofia de vida.

Embora, como já referi, me tenha apercebido há muito destas imperfeições da espécie, hoje foi talvez o dia em que me senti mais lesada, indignada e me dei conta de que esta crise de valores veio para ficar, pois desengane-se quem pensa que a juventude de hoje é bem formada relativamente a este ponto.

Diz o povo que é nas alturas em que nos sentimos mais desamparados e solitários que os verdadeiros amigos se fazem notar. Assim, hoje foi também um dos dias em que me apercebi do ser sortudo que sou. É que a maioria das pessoas tem apenas uma pessoa na sua vida que mesmo sem o ser, ama como um irmão; a pessoa que o ampara nos momentos maus e é capaz de aplaudir as suas glórias, não com um sentimento de inveja e hipocrisia, mas com orgulho, aquela pessoa a quem tão sabiamente nos ensinaram a chamar "o meu melhor amigo". Felizmente (e graças a Deus) eu não tenho um, nem dois, mas TRÊS desses seres maravilhosos a habitar a minha existência.

Nos últimos dias aprendi que a amizade é uma das várias formas de amor, pelo que me sinto na legitimidade de dizer que as amo.

Mais uma vez, obrigada às três!

2 comentários:

Anónimo disse...

oix, Axo que és uma pessoa muito especial e tb nunca me vou esquecer de ti, relativamente ao assunto mdo blog, não te preocupes porque é pura inveja e descansa porque essas pessoas nunca vão conseguir ser uma pessoa tão diverdida, harmoniosa e espetacular como tu.... (por mais que tentem) Numa palavra és simplesmebnte: EXTRAORDINÁRIA, reunes tudo qaquilo que mta gente gostava de ter... Bjs da tua sempre amiga.... (Adorei )

Anónimo disse...

oiii figas!ai meu deus tu es doida keres k comecemos a chorar ?lool n temos palavras pa descrever ta lindo ximplesmente k te adoramos e k pedimos desculpa por a pouco tempo nos termos afastado um cadito ...tu n tens k agradecer nd pk ox amigos xao mesmo pa ixo para ajudar kuando mais necexitamos e nos darem amor...bem kontinua axim e n te preocupes com ox ramos nem com a arvore tu es superior a ixo e vais ter xempre kem te ajude xe fores abaixo vamos tar xempe aki bjox adoramox te mt linda